Educadoras do 1ª CENA no curso "A Escola nas Telas"


As usineiras Manoela Silva, educadora do Projeto 1ª CENA no CEU Cidade Dutra, e Mabel Coelho, educadora no CEU Inácio Monteiro, são duas das integrantes da nova turma do curso "A Escola nas Telas". Oferecido e ministrado no Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, o curso é sobre audiovisual, voltado para educadores e interessados.

"O curso é ministrado por Gregório Basic e a assistente Katia Gavranich. Ele era diretor do programa 'Provocações' da TV Cultura, apresentado por Antônio Abujamra, e particularmente sempre achei interessante e diferente o formato do programa", conta Manoela.

O curso iniciou no dia 14/09 e terá um total de quatro encontros, que acontecem sempre às quartas-feiras, com uma carga horária total de 16 horas.

"Até o momento vimos o contexto histórico do audiovisual e precisaremos desenvolver um projeto final, teremos que criar um filme de 3 minutos", explica Manoela.

Para Mabel, o mais interessante do curso tem sido a oportunidade de levar novas atividades aos educandos do 1ª CENA. "O curso está sendo bem proveitoso, pois além de apresentarem as características de uma produção audiovisual, saímos de lá com várias dicas para trabalharmos o tema com os educandos", conta.

Sobre o curso

Esta é a 2ª edição do curso "A Escola nas Telas", com aulas sobre linguagem audiovisual para professores da educação básica. Realizada no auditório da Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina, a iniciativa é promovida pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial e coordenada pelo cineasta Gregório Bacic, diretor do programa "Provocações" da TV Cultura, e por Katia Gavranich Camargo, produtora cultural e de audiovisual.

O curso é gratuito e tem como objetivo apoiar a formação de professores com novas ferramentas para ensino e debate em sala de aula, em cumprimento à Lei 13.006 de 27/06/2014, que obriga a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional nas escolas da educação básica.

Com direito a certificado de conclusão, o curso se propõe a introduzir os participantes à linguagem e à história audiovisual; fornecer noções sobre elaboração de roteiros, produção e captação de sons e de imagens e introduzir o uso do audiovisual em sala de aula. A partir desses conteúdos, foi proposto um trabalho final a ser realizado pelos professores nas escolas em que atuam.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!