E chegou o grande dia!! Hoje lançamos a 2ª temporada do DiversaMENTE, o podcast e videocast de todas as existências!
O 1º episódio da temporada vem com o tema 'Diversidade em Xeque! Fim da Agenda?' e uma dupla de convidadas maravilhosa, dividindo conosco suas reflexões, vivências e conhecimentos: Andressa Munik (@carreiraemdestaque) e Verônica Vassalo (@veronicavassalo). A mediação ficou por conta do nosso querido Paulo Reis. E o projeto ainda conta com o trabalho impecável do Intérprete de Libras Wallace Carvalho (@guinwall).
SINOPSE DO 1º EPISÓDIO:
Nos últimos anos, vimos a pauta da diversidade e inclusão ganhar visibilidade em diferentes espaços, sejam eles corporativos, culturais, políticos ou educacionais. Termos como representatividade, equidade, interseccionalidade e pertencimento passaram a integrar discursos institucionais e campanhas públicas. Mas até que ponto essas agendas realmente avançaram de forma consistente e estrutural? Neste episódio, queremos refletir sobre os riscos que a agenda de diversidade e inclusão enfrenta em tempos de retrocessos, crises econômicas e mudanças políticas. Será que essas pautas estão sendo esvaziadas ou instrumentalizadas apenas como estratégia de marketing e responsabilidade social? Que lugares, corpos e vozes continuam sendo marginalizados mesmo sob o discurso da diversidade? Quais são os desafios de manter viva, radical e anti sistêmica uma agenda de inclusão que vá além do simbólico? Vamos discutir também quais são as responsabilidades coletivas e individuais para que essas pautas não sejam deixadas de lado ou se tornem apenas uma moda passageira.
FICHA TÉCNICA:
Direção Executiva: Kaila Teixeira
Coordenação de Projeto: Geisson Silva
Produção: David Moreira e Juliana Barbosa
Captação e Edição: Coletivo Cinemateus
Direção de Arte: Geisson Silva, David Moreira e Coletivo Cinemateus.
Designer: Sabrina Katheleen
Intérprete de Libras: Wallace Carvalho
ONDE POSSO OUVIR E VER?
Você pode conferir o 1º episódio por meio dos nossos canais: Biblioteca Digital, Youtube, Spotify e pelo site da Usina também, no menu 'Como Atuamos' e no 'Mídia/TV Usina dos Atos'.