Saída Programada: uma viagem entre os diferentes tipos de teatro


Os educandos do Projeto 1ª CENA, em geral, nas duas unidades em que o Projeto funciona, têm tido oportunidade de assistirem vários espetáculos do circuito teatral da cidade de São Paulo. Com isso em mente, o educador de teatro da turma do CEU Cidade Dutra, Leonardo Cicero, aproveitou a chance para trabalhar o debate sobre as diversificadas estéticas e abordagens do teatro em geral.

"Aos poucos discussões têm sido levantadas, buscando questionar o fazer teatral e suas diversas formas, desenvolvendo também a crítica dos educandos por parâmetros artísticos, sociais e políticos", explica Leonardo.

A maioria dos educandos haviam tido a oportunidade de assistir o musical "Wicked" e a peça "Com amor, Brigitte". Já na saída programada do início do mês de outubro, o educador Leonardo levou a turma do CEU Cidade Dutra para visitar a sede da Companhia do Feijão, localizada no bairro República (região central de São Paulo), e assistir o espetáculo "Armadilhas Brasileiras".

"Essa foi a terceira visita do grupo ao teatro, o que permitiu aos educandos expectadores trilharem uma breve trajetória conhecendo do teatro comercial ao teatro politicamente engajado e questionador", conta o educador.

Leonardo ressalta a importância desse conhecimento variado sobre a diversidade do teatro para o desenvolvimento da turma nos encontros semanais do Projeto. "Tais visitas alimentam os debates nas aulas de teatro, fomentando discussões sobre as discrepantes diferenças encontradas em cada um destes espetáculos. O número de atores e a qualidade de trabalho de cada um deles; o protagonismo em grandes produções e a inexistência dele em grupos de pesquisa; a alienação dos efeitos cenográficos; a abordagem política e social de uma montagem; o teatro como produto a ser comprado ou um lugar para a troca. Estes foram os principais temas abordados nos debates com a turma, que aos poucos tem conseguido olhar o fazer artístico teatral por outros prismas, que vão além da indústria cultural", destaca.

Além de assistir a peça, os educandos também tiveram a oportunidade de aprender um pouco com os profissionais da Companhia do Feijão. "No dia da visita, na sede na Companhia, os educandos tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de mediação teatral antes do espetáculo, que consistiu em exercícios práticos de sensibilização, com o intuito de abrir portas para o fruir estético da peça. Tal trabalho, proposto pelo educador em teatro Danilo Arrabal, teve continuidade na aula de teatro da semana seguinte, fechando a idéia de mediação prática com o espetáculo assistido", finaliza Leonardo.

 

Companhia do Feijão

A Companhia do Feijão é um grupo teatral estável, estabelecido em São Paulo desde 1998, que busca invertigar e desenvolver linguagens cênicas ancoradas no trabalho do ator e em processos de criação em equipe. Os por eles trabalhados vêm da diversidade de realidades brasileiras que nos formam, conformam e deformam. Guias importantes são a literatura, a observação direta e a memória histórica.

O trabalho contínuo de pesquisa, criação, formação e compartilhamento desenvolvido a partir da sede na região central da cidade deve grande parte de sua existência ao suporte empenhado ao grupo pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Para conhecer mais a Companhia, clique aqui.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!