Quarentena: o isolamento social que deu liberdade aos cabelos das mulheres

Por Ana Sara Souza
12.10.2020

 

Os salões fechados, por conta do isolamento social, inspiraram diversas mulheres a passarem pela transição capilar e a assumirem seus cabelos naturais. Além de fazer bem para a saúde dos fios, o processo de transição também é uma forma de aceitação, de bem-estar e de reafirmação de uma identidade que por muito tempo foi ocultada.

Durante muito tempo ter o cabelo liso era sinônimo de aceitação. Meninas e mulheres passavam por procedimentos químicos, muitas vezes maléficos para a saúde, para terem as madeixas lisas. Algumas passavam não porque queriam alterar a textura do cabelo, mas sim, porque queriam ser aceitas na sociedade. Um ato que foi virando tradição e foi se perpetuando por muitas gerações.

Com a falta de representatividade e padrões sendo impostos em muitos meios, a ideia de que o cabelo liso era o único aceitável foi colocada na mente das mulheres de diversas formas: indústria voltada para produtos apenas para cabelos lisos, estilo padrão na televisão e nas revistas e o preconceito são alguns dos pontos que colaboraram para que se perdesse a identidade dos cabelos crespos e cacheados.

Agora, depois de uma longa ditadura do liso, os crespos e cacheados se assumiram! E com essa identidade estando cada vez mais forte, diversas pessoas estão se inspirando e passando pela transição capilar, um movimento, se assim podemos dizer, que ganhou ainda mais adeptas na quarentena.

A matéria da Agência Mural, “Mulheres usam isolamento para fazer transição para o cabelo natural”, apresenta histórias de diversas mulheres que aproveitaram a quarentena para deixar de lado a química, a chapinha e o secador. “Nesse tempo de pandemia, eu entrava no Google e ficava olhando os cabelos curtos cacheados. E fui pegando o gosto de novo, falei: ‘Quer saber? Acho que eu vou deixar [a forma natural dos fios] voltar'”, conta Solange Carvalho, 49, à Mural.

 

Crédito Imagem: Lucas Mennezes Divulgação

 

Atrizes famosas, como Bruna Marquezine e Juliana Paes, também aderiram a transição e começaram a deixar os fios naturais.

 

Crédito Imagem: Site turnozero.com.br

 

Crédito Imagem: Site virgula.com.br

 

Se você está pensando em passar por esse processo, saiba que não é algo fácil, é preciso diversos cuidados para que o cabelo volte ao seu estado natural de forma saudável, mas tenha em mente que esse é um ato libertador e de empoderamento para qualquer mulher. Tenha paciência, força e coragem para ser você mesma!

 


Ana Sara Souza

Por Ana Sara Souza

Jornalista pela Universidade São Judas Tadeu e mestranda em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!