Projeto Quero na Escola torna currículo escolar mais plural

Por Renata Bottiglia
26.05.2020

 

Quero na Escola é uma iniciativa que nasceu da necessidade, de acordo com diferentes pontos de vista, de ampliar o currículo escolar das escolas públicas, tornando-o não apenas plural, como mais alinhado às expectativas e curiosidade dos alunos. Mais de 20 mil estudantes já foram visitados nas escolas onde estudam.

Para que o projeto aconteça, é preciso que os próprios alunos acessem o site oficial e cadastrem suas demandas, que geralmente incluem conversas, atividades artísticas e oficinas. No site, é possível encontrar uma área destinada à realização de pedidos, além de outra com aqueles que ainda aguardam atendimento, possibilitando a visualização e conexão por parte de interessados em colaborar com a iniciativa, que é voluntária.

Entre as requisições, estão: dança, teatro, podcast, robótica, culinária, escrita criativa, astronomia e muitos outros temas. Escolas de diversos estados estão cadastradas, e a organização do site é voltada para a conexão entre voluntários e profissionais: aqueles que possuem domínio em um assunto específico podem manifestar interesse diretamente na plataforma. Os nomes de todos os voluntários que já colaboraram estão expostos na lista de voluntários com links para contato se assim desejarem.

Crédito de imagem: Lunetas

 

Os objetivos do Quero na Escola são fortalecer a escuta e participação dos jovens na formação escolar, instigar a sociedade quanto a sua participação na escola pública, possibilitar parcerias às escolas, promover integração entre estudantes e diversos setores da sociedade, compreender os anseios e desejos dos jovens e, por fim, contribuir para o seu aprendizado.

Encontros virtuais

De acordo com o próprio projeto em seus canais de comunicação, os encontros seguem durante o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19, agora de maneira virtual. Com transmissão ao vivo pela página do Facebook, atualmente estudantes de todo o Brasil podem acessar as palestras, oficinas etc., o que acabou por ampliar o alcance das atividades.

Saúde mental em pauta

Analisando as demandas ainda não atendidas, bem como aquelas já contempladas, é possível perceber que temas relacionados à saúde mental estão entre as maiores preocupações dos estudantes. Para citar exemplos, a depressão já foi levada até as salas de aula 17 vezes pelo projeto; suicídio, 8; ansiedade e autoestima, 7. A abordagem desses transtornos segue sendo solicitada: os pedidos relacionados atualmente em aberto têm como autoras, escolas das cidades de Guarulhos, Diadema, Goiânia, Birigui e Jacarezinho.

Doações

Outra maneira de contribuir com o projeto, é por meio de doações, que podem ser feitas diretamente em uma conta divulgada no site da Associação Quero na Escola

A Associação Quero na Escola

A associação passou a existir com a finalidade de obter mais apoio e visibilidade à iniciativa, que percebeu uma necessidade de ser institucionalizada, e agora possui estatuto, ata, CNPJ, inscrição municipal, diretoria e conselho. Vale ressaltar, ainda, que a Quero na Escola não possui fins lucrativos: os recursos obtidos visam remunerar os trabalhadores envolvidos, bem como impulsionar a divulgação dos pedidos e o investimento em tecnologias facilitadoras.

Ao realizar a doação, é importante também enviar um e-mail para central@queronaescola.com.br. Dessa forma, o contribuinte se torna um apoiador e recebe prestação de contas todos os meses.

Para mais informações, acesse o portal AQUI

crédito de imagem: EconimiaIG


Renata Bottiglia

Por Renata Bottiglia

Formada em Letras - Português/Francês, pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência profissional com revisão e redação de texto. Atualmente presta serviços de revisão de conteúdo para mídias digitais.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!