Diversidade Cultural para o diálogo e o desenvolvimento

Por Gislaine Vollet
21.05.2022

 

Celebrado todos os anos em 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002. A data surgiu após a aprovação pela UNESCO da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001, que reconhece a necessidade de “aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial”. 

Alicerçada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social, o diálogo e a cooperação no sentido da paz e de uma existência mais plena e harmoniosa. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

A declaração apresenta 12 artigos no documento que tratam de:

  • A diversidade cultural, património comum da humanidade;
  • Da diversidade cultural ao pluralismo cultural;
  • A diversidade cultural, fator de desenvolvimento;
  • Os direitos humanos, garantes da diversidade cultural;
  • Os direitos culturais, enquadramento propício à diversidade cultural;
  • Rumo a uma diversidade cultural acessível a todos;
  • O património cultural, fonte da criatividade;
  • Os bens e serviços culturais, mercadorias de um tipo diferente;
  • As políticas culturais, catalisadoras da criatividade;
  • Reforço das capacidades de criação e de divulgação à escala mundial;
  • Estabelecimento de parcerias entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil;
  • O papel da UNESCO.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos, permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Porque importa conhecer e reconhecer nossas diferenças e respeitá-las, elas sustentam a nossa própria identidade, lutando contra estereótipos culturais e o fundamentalismo, permitindo fortalecer a paz, a segurança e a estabilidade global.

Sob o lema Todos Diferentes, Todos Iguais, a União Europeia tem como valores fundamentais: a liberdade, a democracia, a tolerância, a igualdade, a não discriminação, o respeito pelo estado de direito, os direitos humanos, a solidariedade. 

A cultura surge enquanto forma de expressão daquilo que há de mais adequado no comportamento humano: Linguagem, música, religião, fatores que ditam as formas de atuação em grupo, independente do lugar do mundo. Grupos diversos proporcionam uma enorme heterogeneidade cultural e, assim, principalmente da modernidade até então, apareceu como um dos principais elementos de incentivo ao desenvolvimento enquanto sociedade.

As diferenças trazem esperanças da existência de grupos mais sensíveis, capazes de compreender os valores positivos e encontrar caminhos para o desenvolvimento não somente material e intelectual-cognitivo, mas também emocional. Estes fatores são fundamentais para que, enquanto sociedade, possamos superar crises como a que vivemos atualmente.

Vamos todos apoiar a cultura e seu poder de promover o diálogo e o desenvolvimento para o benefício de todos.

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!