Apresentação e bate-papo rechearam mais um encontro do Conexão 1ª CENA


Movimentos, atenção sensorial ligada e um tema muito importante: relações dos gêneros. Foi assim que começou o encontro do bailarino João Luiz com os educandos do CEU Cidade Dutra, no Conexão 1ª CENA. Como parte da Oficina de Referência e Repertório, ministrada pela educadora Manoela Silva, o encontro abordou a dança como parte do teatro. E o convidado abriu o encontro com a apresentação de uma composição coreográfica chamada “Lamentações”, que é uma releitura do solo de Martha Graham e criada pelo interprete João Luiz Bindandi.

A educadora Manoela, que acompanhou toda a participação da turma de perto, nos conta que logo após a apresentação houve um rápido bate-papo que deu espaço aos educandos para questionarem sobre o processo de construção do bailarino e troassem informações. “Logo depois, o João realizou um exercício corporal no qual usou as palavras-chaves: Terror, Agonia, Êxtase e Expansão, além de estímulos sonoros, para que cada indivíduo se expressasse corporalmente em resposta aos estímulos visuais e auditivos, como ele mesmo tinha feito”, explica.

O encontro foi bem dinâmico, com atividades que aproximavam os educandos do tema, como a SELFIE DANÇA. A dinâmica tem como base fragmentos de imagens dos educandos que foram capturados com os celulares, individualmente ou em grupo, assim como vídeos que foram feitos no momento e que eles próprios deverão editar e acrescentar texto, voz ou trilha sonora (música falada, sons percussivos ou ruídos).

Mas eles vão editar os vídeos simplesmente por fazer? Claro que não! A atividade que virou praticamente uma ‘lição de casa’ será levada ao próprio João, que irá compilar as informações e criar um material a ser exibido no dia 13/05, quando o bailarino vai retornar ao Projeto 1º CENA com nova participação para construir o encerramento desta atividade. “Como educadora, percebi que eles acolheram muito bem ao convidado e a proposta, realizaram o que foi solicitado de forma plena e amaram tudo, ao ponto de pedirem um retorno”, finaliza Manoela.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!