Apresentação de TCC em forma de teatro no SENAC Interlagos


A nossa equipe do Clube de Atividades recebeu um convite inusitado: desenvolver algumas cenas para uma apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Cinthya Gomes (irmã do Leandro Gomes, ex-educando da 2ª turma do Projeto 1ª CENA) foi a estudante que fez o convite e pediu a turma da Usina dos Atos para colaborar com a apresentação final do seu trabalho no curso de Administração, que estava encerrando no SENAC Interlagos.

O trabalho apresentado à banca de TCC consistia no lançamento do "Motel Enigma". Para esse Clube de Atividades chamamos oito ex-educandos, do 1ª CENA, para formarem diferentes casais convidados para a inauguração desse novo Motel, alguns com um certo receio, outros mais abertos a novidade. Ao longo da apresentação, eles são recebidos pela equipe do Motel (formada pelo grupo do TCC) para apresentação das suítes e diferenciais da empresa. A apresentação também contou com a participação de mais dois convidados, um que representou a figura do Gogoboy e outro um travesti.

O projeto artístico e a monstagem de cada cena contou com a direção da Andrea Staub, nossa Coordenadora de Ação Cultural, do núcleo artístico da zona Sul.  "Os ex-educandos realizaram uma ótima apresentação e tiveram uma participação excepcional no TCC. Fiquei surpresa com o resultado, superou as minhas expectativas", conta Andrea. A ex-educanda Melissa Santana também saiu satisfeita com o resultado do grupo. "Eu acho que o coletivo foi ótimo. Todos bem preparados para a apresentação. Acho que a experiência de ser algo "improvisado" nos fez mais confiantes. Foi uma experiência deliciosa com toda a certeza!", explica.

Melissa ainda contou como aconteceu o processo de desenvolvimento da encenação. "O processo criativo foi coletivo. Cada um jogou uma ideia dos pares e o jeito que deveria fazer as reações. Acredito que por ser algo meio improvisado, a principal preocupação foi o medo de travar na hora de falar ou se atrapalhar na reação. Eu amei muito a forma que rolou, deu tudo certo e foi mega gratificante", afirma.

Essa apresentação foi uma intervenção do Clube de Atividades da Usina dos Atos produzida pelo Núcleo Artístico da Zona Sul, com a participação dos articuladores da Zona Leste, os atores Dan Claudino e Davi Claudino.

*Confira a galeria de fotos e vídeos abaixo!

 

Clube de Atividades

O Clube de Atividades é um espaço de criação e produção coletiva para projetos temáticos independentes e tem por objetivo fomentar a aplicação de conhecimentos e experiências já adquiridos, por diferentes atores sociais de uma determinada comunidade, bem como o desenvolvimento de novas habilidades, tendo por base um processo de interação e troca permanente.

Além disso, é também um espaço para profissionalizar os jovens que participam do Projeto 1ª CENA, que terão a oportunidade de ocupar os espaços do Clube de Atividades para produção autorais e até mesmo para participar de projetos desenvolvidos por nossa equipe. O resultado desses processos servirá de portfólio e experiências para todos os envolvidos.

Andrea Staub é Coordenadora de Ação Cultural da Usina dos Atos e tem acompanhado as ações do Clube de Atividade, como a participação do grupo no banca de TCC e ela acha esse movimento muito produtivo. "Está sendo uma ótima oportunidade desenvolver esse trabalho com os jovens que já fizeram parte do Projeto 1ª CENA, pois eles continuam sempre disponíveis e interessados nas atividades realizadas pelo coletivo", explica.

Para ela, a melhor ação no momento é seguir incentivando a participação e o interesse de cada jovem. "É muito importante e gratificante ter esses jovens envolvidos no nosso trabalho. E uma vez que eles permaneçam atuantes nos diferentes Clubes de Atividades, demonstrando interesse e disponibilidade, os mesmos desenvolvem cada um a sua individualidade. Por isso considero de extrema importância que toda a equipe da Usina dos Atos incentive cada jovem a se manter vinculado nessas intervenções artísticas que o Clube de Atividades proporciona, para que eles estejam sempre envolvidos e ligados à arte", finaliza.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!