Periferia sem Fome: Campanha arrecada alimentos


 

O Brasil voltou ao Mapa da Fome, e com a iniciativa de proporcionar acesso a alimentos aqueles que precisam o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) lançou a campanha “Periferia sem fome”.

O direito a uma alimentação digna e as condições difíceis do país se encontra foi ponto de partida para a campanha, já que, é justamente nesses momentos de economia delicada, a população carente fica cada vez mais vulnerável ao fantasma da fome. 

Segundo o ActionAid Brasil, o país voltou ao Mapa da Fome com a pobreza e a pobreza extrema. De acordo com dados do IBGE pobreza 0,8% entre 2016 e 2017. Já a parcela da população que se enquadra na faixa de extrema pobreza (vivem com menos de R$ 140,00 por mês), saltou de 6,5% para 7,4% no mesmo período.

Recentemente o presidente Jair Bolsonaro realizou o fechamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, devido a mudanças administrativas. O órgão era responsável por desenvolver políticas de combate à fome e incentivo a alimentação saudável.

É importante estar atento que, em tempos de dificuldades econômicas, o acesso a uma alimentação e a sua qualidade precisa ser abordado, assim como políticas e ações de combate à fome. Buscando a solidariedade e a contribuição de todos a campanha “Periferia sem Fome” conta com doações voluntárias.

 

 

As arrecadações estão sendo feitas desde 18 de abril e se encerra em 17 de maio. Os postos de coletas estão localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Também podem ser realizadas doações online no site do movimento ou, ainda, ações como do Armazém do Campo, que está realizando coleta de alimentos em seu espaço em São Paulo.

É possível formar um posto de arrecadação em sua cidade, bairro, comércio ou comunidade ou conhecer outras formas de contribuir através do e-mail periferiasemfome@gmail.com.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!