Lollapalooza Brasil Sustentável


 

O aumento da temperatura média do planeta, ao que tudo indica, será uma das pautas centrais na política, nas artes e na vida cotidiana dos próximos anos. Lembrando diversos momentos em que a música caminhou com a situação política ao redor do mundo, e também especificamente por aqui, o Lollapalooza BR, que está em sua oitava edição, teve a mudança climática como uma de suas pautas.

A proposta do festival, neste ano, foi neutralidade em carbono, cujo projeto é certificado pela ONU (Organizações das Nações Unidas) e foca na redução de emissão de CO2, substituindo o combustível nas indústrias da região por gás natural e atenuando, assim, o impacto ambiental gerado. Marcas como Greenpeace e WWF-Brasil estiveram presentes.

Idealizado pelo publicitário Eduardo Fischer, outro festival que abordou a sustentabilidade foi o SWU. Suas edições ocorreram em 2010 e 2011 e centralizaram as demandas mais urgentes em relação ao meio-ambiente. Quanto ao Lollapalooza, não é possível prever se esse tipo de engajamento seguirá, mas, por sua grandeza, deve ao menos influenciar outros eventos musicais, além de seguir com a proposta. Afinal, já no ano passado, mais de 375 toneladas de CO2 deixaram de ser despejadas na atmosfera pelo festival, o que aponta que o engajamento será constante.

 

 

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!