Comunidade localizada no Acre, a tribo Huni Kuin, ou etnia indígena Kaxinawá encontrou uma forma de ajudar a preservação e difusão da sua história através de um jogo de videogame, criado a partir de histórias antigas de seu povo.
Programadores, artistas e antropólogos se reuniram para criar o videogame que tem 5 fases e pode ser baixado gratuitamente, garantindo assim intercâmbio das memórias e conhecimentos indígenas.
O jogo eletrônico aliou-se cultura e tecnologia para trazer uma imersão no universo Huni Kuin, sendo possível aos jogadores terem contato com os saberes indígenas como cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo.
Em uma das fases do game é preciso ajudar os personagens a adquirir conhecimentos para avançar o nível. Assim aprende-se sobre a história dos Huni Kuin enquanto se divertem.
“Um casal de gêmeos kaxinawá foi concebido pela jiboia Yube em sonho e herdou seus poderes especiais. Um jovem caçador e uma pequena artesã, ao longo do jogo, passarão por uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Nesta jornada, eles adquirirão habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos; entrarão em comunicação com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxin), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin). ”
O game está disponível para dowloand AQUI.