Apoio, leis de incentivos, editais de financiamento promovidos pelo governo são de extrema importância para manter projetos sociais, culturais e de educação. Mas, além desse fomento governamental, instituições privadas buscam, cada vez mais, se engajarem com as causas que promovem o desenvolvimento social, econômico e sustentável afim de garantir uma sociedade mais justa e democrática.
O Grupo Itaú Unibanco, um dos grandes incentivadores dessas ações, faz parte das empresas que assumiram o compromisso com a agenda ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), lançado em 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e diversos líderes mundiais. A agenda envolveu instituições privadas, governos, sociedade civil e tem como meta a implementação 17 objetivos com foco em desenvolvimento sustentável até 2030.
Só em 2018 o grupo investiu R$594,2 milhões em projetos de causas diversificadas como, inovação e empreendedorismo, diversidade, desenvolvimento e participação local, esporte, saúde e, principalmente, em cultura e educação, sendo responsável por 30% do investimento social privado do Brasil, com e sem incentivo fiscal.
Um dos projetos de destaque da instituição é o Leia para uma Criança, que incentiva a leitura e aproximação da criança com a educação. O projeto é responsável pela seleção de obras e a distribuição gratuita de livros de literatura infantil para Organizações da Sociedade Civil, escolas públicas e Secretarias de Educação. Em 2018, foram distribuídos 3,6 milhões de livros, além disso, foram disponibilizados 2 mil exemplares em Braille e letra expandida. Outros projetos importantes ligados a educação são, Estudar Vale a Pena e Jovem de do Futuro.
Entre os 17 objetivos da ODS também tem destaque o fomento à cultura. Nesse item a instituição vem realizando por meio do Itaú Cultural inciativas que visam promover sociedades pacíficas e inclusivas, através teatro, exposições, música e cinema.
Veja o gráfico de investimentos realizados em 2018: