A Cia Corpos Outros foi um dos 106 coletivos selecionados no Edital do Programa VAI 1 - 2019. O projeto contemplado foi o "Circulação com a Peça: Pertencimento e Resistência".
A companhia, que é formada pelos educandos e educandas da 5ª e 6ª turma do Projeto 1ª CENA, do Instituto Usina dos Atos, entende que o trabalho através do olhar humanizado, sensibilizado e reflexivo é um dos caminhos para promoção da profissionalização e encorajamento para o fortalecimento do lugar de fala na sociedade.
O projeto apresentado para o Edital, tem como objetivo discutir o olhar sobre a periferia e as pessoas que vivem nesse meio. De acordo com Adailton dos Santos Jr., proponente do projeto, a peça traz como narrativa a história desses corpos periféricos que não têm suas histórias contadas. “É uma peça bem performática e bonita, falando sobre as questões, dores e perdas da periferia”, enfatiza.
O 1ª CENA entra nessa trajetória como grande percursor, que deu início à idealização e desenvolvimento da Companhia. “O grupo foi criado no intuito de enviar o projeto da peça que está sendo montada para o VAI. O Caio, do Usina dos Atos, apareceu com a ideia para termos verba para circular com a peça por mais tempo e os alunos concordaram”, destaca Adailton. “Agora estamos na reta final de ensaios e iremos estrear agora em junho. Estamos bem empolgados e tenho certeza que vai ser um trabalho muito lindo e emocionalmente. Depois de Junho, pretendemos continuar com esse projeto por mais seis meses", complementa.
A Cia Corpos Outros é resultado do processo de incubação pelo Projeto Clube de Atividade, do Instituto Usina dos Atos, que fomenta a criação e desenvolvimento de novos coletivos por parte da Juventude periférica. Os educandos do 1ª CENA iniciaram esse processo em 2018 e finalizam a incubação em junho/2019. Além da Cia Corpos Outros há mais dois coletivos em processo de desenvolvimento, formado por ex-educandos também, e muito em breve eles estarão realizando suas ações.
Sobre o Projeto Clube de Atividades
Espaço de criação e produção coletiva para projetos, agentes, artistas e grupos independentes. O objetivo dessa ação é fomentar a multiplicação de saberes nos territórios e contribuir para a publicização e desenvolvimento das diferentes iniciativas culturais e educacionais periféricas.
Sobre o Programa VAI
O VAI, é um programa de Valorização de Iniciativas Culturais, administrado pela Prefeitura de São Paulo, e visa apoiar financeiramente atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais, além de estimular a criação, o acesso, a formação e a participação do pequeno produtor e criador no desenvolvimento cultural da cidade, promover a inclusão cultural e estimular dinâmicas culturais locais e a criação artística.
Para mais informações sobre o VAI CLIQUE AQUI!