A Incubadora Social do Instituto Usina dos Atos, uma das linhas de atuação do projeto Clube de Atividades, está a todo vapor. A iniciativa começou a dar frutos em 2019 e está fomentando a criação de novos coletivos na cidade de São Paulo. Um desses grupos é a Companhia Corpos Outros, formada por jovens de 15 a 20 anos, que participaram das turmas 5 e 6 do Projeto 1ª CENA.
A nova Cia conta com 13 integrantes, todos moradores da região sul de São Paulo e o processo de incubação aconteceu ao longo de 2018 e início de 2019.
Vale ressaltar que o grupo já está com o seu primeiro projeto em cartaz. Trata-se da peça "Periferia Esperança", que estreou no dia 02/06, na EMEF Miguel Vieira, Ferreira, localizada na zona sul. O espetáculo ficará em cartaz, nessa primeira temporada, até dia 30/06. Confira as informações no evento do Facebook.
Caio César, um dos mediadores da Incubadora Social, destaca alguns pontos desse processo: "Esse grupo é muito potente, muito disposto e isso é algo fundamental em um processo de construção coletiva. Sempre que sentamos para organizar as ideias, definir as bases e conversar sobre a Companhia, sobre os desejos deles com esse processo, todos sempre estiveram entregues, portanto não tinha como dar errado. É muito bonito ver nascer um grupo com essas características, que fala e reverbera as questões da periferia, sempre com autonomia. A Cia Corpos Outros nasce em um momento importante, para falar sobre questões essenciais".
Para a Miriam, integrante da Cia Corpos Outros, esse processo é muito significativo: "Participar da construção de uma Cia de Teatro, pra mim é um sonho realizado, pois sempre quis fazer Teatro, então pra mim é muito gratificante fazer parte dessa construção e desse processo incrível que é a Corpos Outros."
Já Leonardo Cícero, Educador de Teatro e Dramaturgia do Projeto 1ª CENA, destacata a importância dos projetos da Usina dos Atos para uma sociedade que olhe para as questões coletivas e o quanto os espaços criados por esse trabalho são essenciais: "Um espaço para o encontro. Nós seres humanos somos seres relacionáveis. Apesar do discurso inverso propagado por uma sociedade que visa o individualismo, o desejo pelas relações nunca se retira dos nossos corpos e mentes. E está aí a importância de um trabalho como da Usina dos Atos, que promove um espaço amplo para o encontro heterogêneo, de indivíduos em diferentes faixas etárias, advindos de variados locais, e que através de um diálogo horizontal encontram espaço para SER consigo mesmo e com os outros. Pois é exatamente neste confronto com o outro, de diversificadas personalidades e histórias, que nos descobrimos e nos reconhecemos. Uma vez um educando me questionou do porque não poderia realizar o seu trabalho em casa, ao invés da sala de aula. Expliquei, que se cada um fizesse a atividade em casa, no seu individual, estaríamos propondo um outro trabalho, um outro projeto, uma outra ideia, que nada teria a ver com nossa atual proposta de coletividade. Então, Usina é feita para o encontro, para o estar com o outro, para ser entre todos", além da Cia Corpos Outros, mais dois novos coletivos estão em processo de Incubação pelo projeto Clube de Atividades e em breve estarão realizando seus projetos e contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária. Fiquem ligados em nossos canais!
SOBRE A CIA CORPOS OUTROS:
“Corpos Outros” - Olhar, perceber, mudar, tudo através do contato, da relação com outros corpos que carregam consigo suas variadas histórias, lugares, dores e recomeços. Não é só sobre a fisicalidade de um corpo, mas sobre tudo que o atravessa numa trajetória, na vivência de um ser. É sobre a necessária troca que temos uns com os outros, a fim de construirmos juntos caminhos e novas possibilidades para o viver em comunidade, com o acordo de respeito as individualidades destes tantos outros que podem se aproximar.
Meditação sobre a nossa jornada, fazer com que detalhes passados venham a tona, recordar momentos vívidos e lembranças inapagáveis. De uma chuva de ideias chegamos a essas duas palavras, distintas mas totalmente relacionáveis. Corpos e Outros. O sentido foi construído e explica essas duas palavras que parecem ser pequenas, mas que nos coloca em demasiado devaneios. É um caminho que acreditamos ser fácil de se perder, mas que a cada trilha nova andada a algo para ser encontrado ou conquistado. Depois de um longo processo chegamos ao aval de todas ideias expostas ali, tendo em mente sempre buscar novos sentidos que caibam em “Corpos Outros”.
A grande maioria do Coletivo se conheceu a partir do Projeto 1ª CENA. No primeiro contato era algo obviamente novo, muita diversidade, aos poucos fomos nos aproximando. Alguns já se conheciam do ensino médio, das escolas onde estudávamos ou estudamos. A Cia nasceu desse processo, temos um pouco mais de 1 ano de existência.
SOBRE O PROJETO CLUBE DE ATIVIDADES:
O Projeto Clube de Atividades visa ser um espaço de encontro, multiplicação de saberes, de reconhecimento das potencialidades do território e de fomento a novas iniciativas independentes, em prol de uma sociedade mais justa e solidária. O projeto conta com 3 pilares e 5 linhas de atuação:
PILARES:
Articulação de Redes - Aproximação, engajamento e fortalecimento dos diferentes agentes/Instituições de uma mesma Comunidade (Escolas, ONGs, Coletivos, entre outros) em prol do desenvolvimento local, por meio de políticas públicas e ações conjuntas;
Assistência Social e Saúde - Iniciativas que contribuam para a garantia de direitos básicos, estimulem a alimentação consciente, saúde preventiva e equilíbrio entre corpo e mente;
Comunidade/Território - Atividades que fomentem o desenvolvimento sustentável, que estimulem a memória coletiva e do território, bem como a produção cultural periférica.
LINHAS DE ATUAÇÃO:
Incubadora Social;
Produção Cultural;
Corpo e Mente;
Desenvolvimento Sustentável;
Economia, Trabalho e Renda.