Projeto 1ª CENA forma segunda turma


Após seis meses de atividades, encerramos as aulas da 2ª turma do Projeto 1ª CENA. Esta edição foi marcada pela ampliação da iniciativa, que passou a acontecer no CEU Cidade Dutra, na zona sul, além da unidade Inácio Monteiro, localizada na zona leste. Fora isso, Implantamos a oficina técnica de Roteiro, que se somou as já existentes, Teatro e Produção Teatral. Também aplicamos integralmente as oficinas socioculturais, de Referência e Repertório, Cidadania e Projetos e Comunicação e Expressão, que serviram de complemento e fortaleceram o impacto causado e o alcance dos objetivos da ação.

O Conexão 1ª CENA, que trouxe profissionais da área para “bater papo” com os alunos, entre eles o Iluminador Igor Sane e os Exercícios Interdisciplinares, realizados ao longo do processo, para aplicação das técnicas por parte dos aprendizes, foram atividades paralelas implantadas nessa edição. Já as saídas programadas para teatros ou espaços ligados a cultura foram realizadas com a turma de 2011 e mantivemos para a 2ª turma. Entre os lugares visitados em 2012, estão os museus da Língua Portuguesa e o da Resistência, ambos localizados próximos à estação da Luz.

Os trabalhos de conclusão de curso, contaram com a apresentação de cinco espetáculos de até 25 minutos, dois no CEU Inácio Monteiro (Textos: As Desgraças de uma Criança e Fulaninha e Dona Coisa) e três no CEU Cidade Dutra (Textos: Reais Interesses, Escola de Magia e As Cartas). No Inácio Monteiro, os textos já existiam e foram adaptados para produção da turma. Já no Cidade Dutra, os roteiros foram criados pelos próprios alunos da Oficina de Roteiro. As apresentações de cada CEU aconteceram respectivamente nos dias 15 e 16/12/2012.

Os eventos finais contaram ainda com depoimentos dos alunos, vídeos retrospectiva e homenagens aos educadores. No Inácio Monteiro, os alunos fizeram algumas intervenções, após apresentação dos espetáculos e no Cidade Dutra, a turma recepcionou o público em um espaço expositivo, todo decorado com a marca 1ª CENA. E assim mais uma turma fica marcada no livro do tempo!

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!