Os donos que não vemos: conheça curta indígena selecionado por projeto da ONU

Por Pietro Mariano
15.10.2020

 

Localizada no município de Pedra Branca do Amapari, no Amapá, a comunidade Waiãpi ganhou destaque internacional este ano ao ter uma produção local selecionada para a mostra My World 360º, parceria da ONU com a Oculos, agência vinculada ao Facebook, que propõe a criação de histórias locais através de tecnologias imersivas, visando relacioná-las às pautas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O vídeo foi produzido pelos estudantes Kauri Waiãpi, Motã Waiãpi, Kuripiri Waiãpi, o professor Aikyry Waiãpi e pelo diretor da Escola Indígena Estadual Aramirã , Evilázio Ribas, e contou com a parceira da ONG Recorde, mantenedora do Projeto Cineastas 360º, que estimula alunos do ensino médio a refletirem sobre os problemas de suas comunidades e a relação deles com pautas globais. O projeto atua doando equipamentos de tecnologia imersiva como headsets, tripés, smartphones, câmeras 360º, softwares e materiais didáticos e capacitando professores, tendo já produzido mais de 100 curtas em todo país.

 

 

 

Rafael Romão, especialista em educação audiovisual da Recode e responsável pedagógico do Cineastas 360º conta que “eles queriam difundir os saberes e a cultura Waiãpi”, nos ensinando que as entidades “que cuidam” da floresta são também as “donas” de rios, igarapés, matas, animais – tudo o que integra o habitat da comunidade. E pedem o fim das queimadas na Amazônia e da poluição das águas porque o dano ao meio ambiente afeta os povos visíveis (os Waiãpi) e os povos invisíveis (entidades donas de todo o ecossistema onde habitam). 

“Para eles, todos os seres e os fenômenos possuem donos metafísicos. Se eles, por exemplo, exploram demais determinado rio, estariam ofendendo esse dono, que se vingaria deles. Eles têm essa relação temerária com a natureza”, explica o especialista. “A cosmologia Waiãpi é importante nesse sentido de respeito pelo meio ambiente. Eles têm uma cosmovisão que atravessa tudo, uma disposição, uma ética de se olhar para as coisas com outro olhar”, afirma Romão em entrevista para o Centro de Informações das Nações Unidas do Brasil (UNIC Rio).

 

Conheça o curta produzido pelos Waiãpi aqui:

 

 

 

Fonte: Agência ONU 

 

 

 


Pietro Mariano

Por Pietro Mariano

Formado em Filosofia e estudante de Letras, desenvolve atividades de pesquisa sobre Direitos Humanos no Brasil junto à Unifesp

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!