O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado anualmente a 20 de dezembro

Por Gislaine Vollet
16.12.2021

 

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado todos os anos no dia 20 de dezembro, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006). 

A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como intuito destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento. 

Neste dia, os governos são recordados dos seus compromissos com os acordos internacionais, sobre a necessidade da solidariedade humana como uma forma de combater a pobreza.  

E as pessoas são incentivadas a debater sobre os meios de promover a solidariedade e a encontrar métodos inovadores para ajudar a erradicar tal situação. 

No ano passado, os ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) foram substituídos pela Agenda 2030, 17 ODs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Entre muitas outras iniciativas que decorrem pelo globo, destacam-se as organizadas pelas Nações Unidas.  

 

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais: 

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça. 

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas. 

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros. 

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, conta com 17 objetivos divididos em metas para melhorar parâmetros a nível mundial, reforçar a solidariedade global dos participantes, engajamento para mobilização de recursos, estratégias para promover a paz e melhorar a vida das pessoas em situação vulnerável. Saiba alguns dos Objetivos de desenvolvimento sustentável: 

01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 

02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 

03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 

04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. 

07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. 

...entre outros. 

 

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país se posicionou de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.  

Os objetivos da iniciativa são eliminar a pobreza e promover o desenvolvimento humano e social em países em desenvolvimento, especialmente entre os grupos mais pobres das populações. 

A solidariedade tem como base a igualdade, a inclusão e a justiça social, e mais importante do que nunca, é necessário à sua promoção em todos os meios sociais e pela comunidade internacional. Assim, se constrói um mundo melhor e mais seguro para todos.


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!