Encerramento da 6ª turma do Projeto 1ª CENA


No último domingo (23/06), a 6ª turma do Projeto 1ª CENA - Núcleo Zona Sul realizou o encerramento de suas atividades. O espetáculo Periferia Esperança foi apresentado pelos educandos e educandas e, em sua sequência, foram exibidos depoimentos sobre o todo processo em vídeo, que também contou com a participação dos educadores.

A encenação, que tem formato itinerante, é composta por três partes e promove a interação com o público em alguns momentos da apresentação. Inicialmente, essa interação é feita através da formação de um corredor humano onde os membros do espetáculo performaram ao som de “Cálice” e “Apesar de Você”, ambas de Chico Buarque, além de composições próprias do elenco em uma mistura de expressão corporal e texto.

A frase “Meu corpo não é central, mas é histórico” é uma das frases que mais refletem a intenção da peça, do que se quer transmitir. É o corpo expressando a realidade e cotidiano da periferia.

Na segunda etapa da apresentação, a performance evidência, ainda com mais intensidade, questões relacionadas à fome e pobreza, o que permite uma reflexão de maior impacto de quem assiste.

Na sequência, a apresentação itinerante ocupou o pátio da escola, e teve como destaque o depoimento de personagens reais e suas histórias de vida e luta na periferia, concluindo assim um espetáculo intenso, acessível e inteligível para qualquer público. “Com essa turma, em especial, o processo foi de olhar para trás e refletirmos sobre a trajetória do passado, para entendermos melhor nosso presente. Fomos em busca das histórias de nossas mães, suas infâncias, casas, sonhos, entendendo como estas mulheres chegaram até aqui. Ao pegar nas nossas mãos essas trajetórias, as tomamos para nós, não deixando-as perdidas com o tempo. Isso potencializa o nosso Ser e Estar. Nos dá uma história, uma estrada, um valor, coisas importantes para continuarmos a luta do dia a dia”, reflete Leonardo Cícero, Educador de Teatro e Dramaturgia e diretor do espetáculo.

As apresentações, que têm em média 1h30 de duração, ocorreram durante os domingos de junho, nos dias 02, 09, 16 e 23, com entrada gratuita. No dia 23, após a apresentação de encerramento, foram entregues os certificados de conclusão de curso.

Devido ao sucesso de público, uma apresentação extra ocorrerá no dia 30/06. O tema, por trazer luz às reivindicações de direitos e desejos dos habitantes da periferia paulistana, torna sua capacidade de alcance essencial. A realização é do Usina dos Atos.

O evento contou ainda com a presença do vereador Celso Giannazi (PSOL), do Antônio Ormundo, assessor e representante do Deputado Estadual Carlos Giannazi e da Coordenadora do Núcleo Amigos da Paz, Maura Cristine Silva, com quem o projeto tem parceria.

Para mais informações, sinopse e ficha técnica da peça, CLIQUE AQUI! 

 

APRESENTAÇÃO EXTRA

ESPETÁCULO: Periferia Esperança

ENDEREÇO: EMEF Miguel Vieira. Praça Escolar, s/n - Cidade Dutra

QUANDO: 30/06

HORÁRIO: 16h

INGRESSOS: retirada às 15h

ENTRADA GRATUITA

60 lugares - sujeito a lotação

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!