Educandos visitaram a Pinacoteca na primeira saída programada da turma


Os educandos da 5ª turma do Projeto 1ª CENA do CEU Cidade Dutra estiveram, no último dia 20 de agosto, na Pinacoteca. A visita faz parte de uma sequência de saídas programadas que são previamente planejadas pelos educadores logo no início da turma, quando são montados os cronogramas e diretrizes das aulas. A educadora Manoela Silva acompanhou a turma e nos contou um pouco da empolgação. "A nossa sensação, tanto dos educandos quanto eu como educadora, é que o tempo foi curto para o tamanho daquele lugar, gostaríamos de ter ficado mais na Pinacoteca", falou.

Manoela comentou também sobre a variedade de visões que os educandos puderam ter com essa saída programada, em especial. "Para alguns foi a primeira visita a um museu, para outros a primeira vez na Pinacoteca e para quem já conhecia foi uma visita diferente. Fomos acompanhados pelos educadores do próprio museu, que se preocuparam em selecionar algumas obras que tivessem relação com o nosso tema central do Projeto nesta edição - o etnocentrismo", explicou.

A educadora nos conta ainda o quão foi proveitosa a visita e que os educandos ficaram muito interessados e participativos. "Eles apreciaram, questionaram e saíram satisfeitos", afirmou.

Oportunidade e conhecimento

A educadora Manoela Silva participou do curso "Ações Multiplicadoras" neste ano, oferecido pela Pinacoteca, em nome da Usina dos Atos. Além de agregar conhecimento e aprendizado, o curso trouxe a oportunidade da Usina construir uma parceria com a Pinacoteca e isso virou um presente aos educandos. "O mais legal é que eles poderão voltar quando quiserem com gratuidade garantida, a convite da Pinacoteca, já que o Projeto firmou uma parceria com o museu desde junho deste ano. E eu pude perceber que eles adoraram a notícia!", contou.

E Manoela aproveitou para destacar a importância desse convite. "É extremamente importante eles criarem uma relação com este tipo de equipamento cultural e desmistifiquem o museu como um lugar chato, de velharias. Nos museus, estão arquivadas a história e não necessariamente só o que é antigo, também existe contemporaneidade e relações entre os tempos", explicou.

A lição que ficou para os educandos dessa primeira saída programada da nova turma do Projeto 1ª CENA, segundo a educadora, é que "exercitar o olhar, questionar e criar uma relação com linguagens da arte como pintura e escultura, também é essencial para a formação artística que eles estão a construir". Além, é claro, da gratidão pelo passeio. "Só tenho a agradecer a oportunidade de ter ido com eles e que venham nossas próximas saídas", finalizou.

Turma CEU Inácio Monteiro

Conforme explicado lá no início, as saídas programadas são previamente organizadas e nem todas as vezes é possível levar as duas turmas ao mesmo tempo. Então, aos alunos da 5ª turma do Projeto 1ª CENA no CEU Inácio Monteiro, fiquem tranquilos: a visita de vocês já está agendada para o dia 17/09.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!