Ciclo de Lives: Artes e Periferia - Perspectivas da Pandemia

Por Leonardo Cícero
02.03.2021

 

Nos próximos dias 04, 11 e 18 de Março, sempre às 20h00, o Coletivo Usina dos Atos realizará um ciclo de lives sobre: Artes e Periferia - Perspectivas da Pandemia, uma sequência de três encontros virtuais com integrantes do Coletivo e convidades do setor cultural paulistano.

A ideia é propor um tempo para dialogarmos sobre o momento pandêmico em que nos encontramos no Brasil desde Março de 2020, que reconfigurou as rotinas e vivências de toda a população, afetando drasticamente a classe trabalhadora, inclusive àquela que sempre teve no encontro com o público, o seu fazer - a classe artística.

O foco das três conversas é evidenciar as várias dimensões quanto aos hábitos, necessidades, possibilidades e rotinas do trabalhador da cultura, especialmente o artista periférico, procurando destacar suas especificidades neste momento de quarentena. Se liga na programação: 

 

Ciclo de lives: Artes e Periferia: perspectivas da pandemia

Datas: 04, 11 e 18/03

Horário: sempre às 20h00

Online: Link

Gratuito

Não será necessária inscrição prévia, é só acessar o canal do youtube no horário agendado e participar!

 

LIVE 1 – 04/03/21

COTIDIANO

Paulo Reis do Coletivo Usina dos Atos abrirá o ciclo de lives, recebendo a Diretora Artística e Atriz Ellen de Paula e o Gestor e Produtor Cultural Gil Marçal, para bater um papo sobre o corre diário do artista periférico antes mesmo da pandemia, buscando entender as particularidades do fazer artístico independente paulistano e como se deu o primeiro impacto de todo um setor que viu suas atividades interrompidas e canceladas sem previsão de retorno.

 

LIVE 2 – 11/03/21

DESAFIOS

No dia 11/03, Paulo Reis recebe a Atriz, Diretora e Escritora Lua Lucas e a Artista do Corpo, Produtora e Educadora Yasmin Ribeiro, mergulhando num diálogo a respeito dos meses de reclusão, abordando as dificuldades e conflitos que surgiram e ainda permanecem, e como se deu o papel do Estado junto ao setor cultural e suas demandas.

 

LIVE 3 - 18/03/21

LIMITES E PERSPECTIVAS

Por fim, encerrando o ciclo em 18 de Março, Paulo Reis recebe o Músico e Ator, Aloysio Letra e a Atriz, Produtora Cultural e Sanfoneira, Amanda Nascimento, para juntes pensarem no pós pandemia, buscando apreender as ressignificações desses últimos meses e como o setor cultural reconfigurou-se para resistir e existir em um mundo no qual, o encontro com o outro, sem medos, poderá novamente ser possível.

 

Acompanhe nossas redes e fique por dentro das nossas atividades!

 


Leonardo Cícero

Por Leonardo Cícero

Formado em bacharelado e licenciatura em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, foi educador e ator no Centro Cultural Banco do Brasil e atua como arte educador de teatro no Projeto 1ª CENA do Coletivo Usina dos Atos.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!