E a USINA DOS ATOS finalizou o mês de março, na quinta-feira dia 31, com uma saída cultural para o espetáculo A Família Addams - O Musical. Foram 100 ingressos distribuídos para os veteranos e veteranas do projeto 1ª CENA, familiares dos educandos, equipe pedagógica e parceiros do projeto.
As saídas culturais promovidas no 1ª CENA tem grande contribuição para formação de plateias e também para a formação dos educandos do projeto, pois contribuem para estabelecer uma interação valiosa com o universo da produção cultural, por meio da imersão e contato com espetáculos de diferentes gêneros e estruturas, passando por produções que tenham viés político e social e outras produções com caráter mais comercial. Todas as saídas são relacionadas com os conteúdos desenvolvidos nas nossas oficinas.
"Eu quero agradecer a Usina dos Atos por ter convidado a gente para ver a peça. Eu estava louca para ver! E vocês tornaram isso possível, então muito obrigada!”, destaca Sabrina Ketheleen, Colaboradora do Coletivo Usina dos Atos.
O veterano Maicoln, da 5ª turma do Projeto 1ª CENA (2016-2017), também comentou suas impressões sobre o espetáculo: "Foi de suma importância para mim estar no Teatro Renaut, para assistir Familia Adams , sinto muito grato pela oportunidade naquela noite, mais que tudo falo da palavra oportunizar , não da para falar de oportunizar arte , sem oportunizar o acesso, não se dá para democratizar o acesso , sem possibilitar a efetivação de políticas públicas.
Amei a peça, até deu vontade de estar naquela imensa caixa , amei quando os atores quebraram a quarta parede e dialogaram com o público , eu gosto muito desse diálogo.
Entre danças e malabarismo dos atores , lembro-me da mais radical manobra para mim , não decredibilizando todos os atores , mais foi feito por mim mesmo, o ato de sair da Periferia e ir para o Centro , que manobra radical! , pega trem , desce na Sé, rua escura , procura teatro, não tem crédito no Celular , anda por ruas escuras , compra pipoca e se nao tem o dinheiro do suco não faz nem questão de comprar.
E finalmente chega a hora dos atores brilhar , o personagem que eu mais amei foi o Feioso , que talento!.
Por fim questiono o ato de acessibilidade, eu tive oportunidade de ir ao um lugar que talvez eu por agora não poderia estar , mais precisamos pensar mais no termo Democratizar, precisamos lutar por mais políticas públicas e o reconhecimento da necesidade delas , não dá para ficar parado com a quantidade de pessoas que nunca tiveram oportunidade de ir ao teatro e conhecer outras manifestações culturais , é importante a doação de igresso , porém como possibilitar o jovem acessar?”.
Saiba mais sobre o espetáculo CLICANDO AQUI.
Galeria
Por Caio César
Formado em Gestão Cultural e Relações Públicas, atualmente é Coordenador das áreas de Projetos e Captação de Recursos da Usina dos Atos.