Obras infanto-juvenis serão disponibilizadas em formato digital


O Ministério da Cidadania e a Biblioteca Nacional, no intuito da preservação da memória cultural Brasiliana, anunciam um novo projeto digital que incluirá as produções infantis de Monteiro Lobato, obras musicais e cartográficas. Além da digitalização, o projeto visa a abertura da exposição “Monteiro Lobato: o homem, os livros”, com início previsto para 18 de abril, data marcada pelo nascimento do escritor e dedicada ao Dia Nacional do Livro Infantil. O primeiro livro disponibilizado digitalmente, segundo as curadoras da mostra Ana Merege e Verônica Lessa, será “A menina do narizinho arrebitado”, original de 1920.

O Secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiro Pires, anunciou que o desafio propõe a conservação das obras e a valorização das inovações tecnológicas que favoreçam o acesso à informação. As transposições de obras para o formato digital adentram a dimensão técnica e alcançam estruturas culturais, antes centradas apenas no livro físico. 

Atualmente o acervo da Biblioteca Nacional conta com mais de 2 milhões de documentos de livre acesso, e mantém como objetivo o aumento de conteúdos Brasilianos disponíveis na web, completando virtualmente coleções, reunindo obras de autores brasileiros e neutralizando as barreiras físicas da informação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!