Seguidora da poeta Carolina Maria de Jesus, Tula Pilar, 49, morreu em 11 de abril, de uma parada respiratória em Taboão da Serra, Grande São Paulo.
Tula nascida em Leopoldina, Minas Gerais em 1970, se mudou para São Paulo aos 19 anos quando iniciou o trabalho de doméstica em várias mansões paulistas.
“Já fui babá, copeira, arrumadeira, cuidei da casa, da comida e das crianças, assim, eu, Tula Pilar Ferreira começo a contar minha trajetória” disse a poeta durante entrevista ao Nós, mulheres da periferia.
Seu filho, Lucas conta que a mãe sempre escreveu e que a poesia esteve presente nos diários dela. E isso levou a sua participação em Saraus, tornando o contato com a poesia ainda mais próximo. Foi durante as suas andanças e com a sua visão de mundo e sua alegria, poesia e coragem que Tula se tornou figura conhecida e apreciada.
Tula foi vendedora da revista “Ocas” e é autora dos livros “Palavras Inacadêmicas”, de produção independente, e “Sensualidade de fino trato”, publicação pelo Sebo Sarau do Binho de 2017. Tula participou ainda de obras coletivas como, o “Negras de Lá, Negras Daqui”, lançado em fevereiro deste ano.