Após polêmica, o ministro da educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, juntamente com sua equipe, finalizou a minuta do decreto que aconselha a utilização do método fônico de alfabetização, que surgiria em substituição do vigente sistema alfabético, composto pelo estudo das letras.
O Método fônico é uma das maneiras de alfabetizar, essa estratégia prima pelo ensino dos fonemas, ou seja, unidades mínimas das línguas naturais. Os objetivos do método de alfabetização são pautados em demonstrar os sons diferentes das palavras, com isso, visa permitir que a criança consiga ler qualquer palavra com facilidade, mesmo sem ter lido-a anteriormente.
Os critérios fônicos são recomendados para crianças mais jovens, logo, necessitaria ser introduzido no início da alfabetização. Desta forma, o método funciona da seguinte forma: em um primeiro passo, é demonstrado as letras e seus respectivos sons, através de demonstrações, repetições e até mesmo histórias, como é o caso do denominado método da abelhinha.
Posteriormente, é a combinação dos sons das letras. Por fim, quando já combina os sons para a pronuncia correta das palavras, o aluno já está apto para a leitura.
Você concorda com a posição do MEC? Considera o Método Fônico fundamental?
ORGANIZAÇÕES REAGEM AO MÉTODO FÔNICO E PEDEM DIÁLOGO PARA MEC NA ALFABETIZAÇÃO
Na contramão do MEC diversar organizações se pronunciaram sobre o método fônico ser o único no processo de alfabetização. Há uma PETIÇÃO ABERTA, que pretende chegar a 5 mil assinaturas.