Encontro dos Coletivos Culturais


O Encontro, realizado pelo Fórum de Cultura da Zona Leste, ocorreu na Ocupação C.O.R.A.G.E.M, localizada na Cohab II, em Itaquera, e teve por objetivo alinhar as demandas atuais da cultura em conjunto com artistas coletivos da Zona Leste, além de compartilhar agendas e informativos sobre atos, reuniões, oficinas e etc. As pautas desse último encontro foram:

O congelamento da verba destinada à cultura;

O projeto "Unidiversidade de saberes";

Espaços de Ocupação / casas de cultura; e

Organização dos grupos de trabalho.

Em conformidade aos assuntos sugeridos, foram compartilhadas, entre os participantes do encontro, algumas dificuldades que a Cultura está enfrentando nos últimos meses, como, por exemplo, a falta de recursos para as ocupações culturais, demora na aprovação dos projetos do VAI (a prefeitura não foi transparente quanto à comissão avaliadora e a diminuição de projetos contemplados), a demora na publicação do edital da Lei de Fomento à Periferia. Por esta razão, foi reforçada a participação dos coletivos nos atos organizados em prol à cultura, para assim conseguirmos transparência e retorno das pautas apontadas pelos movimentos culturais da cidade.

Também discutimos as possíveis ações de comunicação junto às comunidades, a fim de esclarecer as nossas reivindicações e valorizar o trabalho dos artistas e coletivos independentes. Avaliamos que a comunicação com a base é falha. Há um esforço enorme de reivindicação junto aos poder público municipal, por exemplo, que detém os meios de comunicação e os recursos necessários para formar a opinião pública de acordo com seus interesses, muitas vezes desqualificando o trabalho de base que realizamos nas comunidades e periferias. É importante que estabeleçamos ações de conscientização e diálogo com os nossos públicos, em contraponto aos meios hegemônicos do estado. 

Por fim, levantou-se a necessidade de encontrarmos meios de "sustentar" as ocupações, já que o cenário da cultura atual não está favorável para essas iniciativas por parte da nova gestão da Secretaria de Cultura.

“participar da reunião nos permitiu abrir os olhos para além das dificuldades que o nosso próprio coletivo enfrenta. Há um cenário bastante difícil pela frente, por conta das política do Prefeito João Dória e de seu secretário de Cultura. É importante estarmos engajados junto a outras coletividades para lutarmos pela ampliação de recursos e ações nas periferias da cidade”, ressaltou nosso Usineiro Caio César.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Gestão Doria corta oficinas culturais em CEUs e afeta mais de 4.000 alunos

Protesto contra congelamento de Doria na cultura tem geladeiras, música e intervenções artísticas

Secretaria da Cultura de Doria interferiu no resultado do Programa Vai, acusam julgadores

“A cultura da cidade de São Paulo está agonizando”, denuncia artista em ocupação de Secretaria de Cultura"

“Vou quebrar sua cara”, diz secretário de Cultura de Dória a agente cultural da Zona Leste

Manifestantes seguem ocupando sede da Secretaria da Cultura em SP

“Não vão quebrar nossa cara”: 30 horas de uma ocupação histórica pela cultura

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!