O objetivo deste Edital é identificar e apoiar pesquisas, bem como selecionar e reconhecer artigos que apontem soluções para os desafios da construção da equidade racial na Educação Básica.
O fomento é uma iniciativa do Itaú Social com realização do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e parceria do Instituto Unibanco, da Fundação Tide Setubal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), unidos no propósito de fortalecer coletivos de pesquisa nessa temática e mapear oportunidades estratégicas de atuação.
Podem participar da chamada para Pesquisa Aplicada, pesquisadores doutores ou mestres, que já possuam ou estabeleçam e comprovem parceria com uma escola pública; uma rede de ensino municipal ou estadual, ou eventualmente, com uma organização da sociedade civil, cujo projeto de pesquisa (iniciado ou não), seja proposto e planejado em cooperação com a escola e/ou rede pública. Já na chamada para Artigos Científicos, podem participar autores graduados, mestres ou doutores cujos artigos tenham como foco os temas prioritários citados no edital.
Para submeter um projeto de pesquisa ou um artigo científico à seleção deste Edital, o (a) pesquisador (a) deve identificar em qual das Modalidades de Seleção, relacionadas nos Quadros 1 e 2 abaixo encontra-se seu trabalho. Assim, Pesquisadoras (es) e escolas ou redes públicas, implicados na garantia do direito à educação de qualidade, são convidados (as) para participar nas categorias oferecidas, projetos de pesquisa e artigo científico, nas seguintes Linhas Temáticas do Edital:
Linha 1 - Políticas Públicas Afirmativas e Processos de Gestão da Equidade Racial nas secretarias e escolas.
Sendo subtemas: Gestão da Secretaria ou de Escolas; Clima escolar, convivência e intolerância; Diretrizes Nacionais; Indicadores de qualidade e de trajetórias educacionais; Formação continuada; Relação entre escolas e território.
Linha 2 - Perspectivas Epistemológicas e Processos de Aprendizagem e Ensino;
Sendo subtemas: Experiências pedagógicas fundamentadas em Pensadoras (es) Negras (os); Transição do racismo nas infâncias, adolescências e juventudes; Educação escolar Quilombola.
Linha 3 – Processos Curriculares e Abordagens Pedagógicas Inovadores.
Sendo subtemas: Implementação de Diretrizes Curriculares em sala de aula; Ensino das relações étnico-raciais para crianças pequenas; interações pedagógicas entre/dentro a escola e a comunidade; propostas pedagógicas de mediação estética e lúdica.
As pesquisas, em todas as Linhas e Subtemas, podem abranger, em um único projeto, etapas de transição entre os níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil (incluindo o segmento de zero (0) a três(3)anos ao Ensino Médio, e entre as modalidades: Ensino Regular, Educação de Jovens e Adultos-EJA e Educação Escolar Quilombola.
O projeto de pesquisa deverá, obrigatoriamente, desenvolver-se e ser concluído no tempo de dezoito (18) meses, contados de outubro de 2020.Os resultados serão disponibilizados no dia 15 de setembro de 2020
As inscrições vão até 13/06/20. Acesse AQUI o edital e saiba mais.
crédito de imagem: Fundação Tide Setubal
Por Gislaine Vollet
Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.