A Ancine, órgão responsável pela fomentação e fiscalização de recursos destinados à produção Cinematográfica do país, pode ter suas atividades reduzidas devido a problemas na prestação de contas.
O Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de 60 dias para que seja apresentado novas formas de prestação de contas dos recursos utilizados. Caso contrário, suspenderá as verbas destinadas aos projetos audiovisuais. O motor que motivou a ação do TCU foi uma auditoria realizada em 2017.
Os produtores alegam falta de transparência da Chefia da Agência. E com dúvidas em relação aos seus projetos muitos produtores estão buscando outras formas de conseguirem recursos para suas produções e com isso parando temporariamente os trabalhos.
Após a publicação do Tribunal de Contas, a Ancine publicou nota em seu site dizendo que está se concentrando esforços para “agilizar, simplificar e desburocratizar projetos”, mas não se pronunciou sobre a liberação de verbas para projetos já em andamento, o que deixa os produtores apreensivos.