A Virada Cultural de SP foi especial para o Usina dos Atos este ano. O coletivo não ficou de fora dessa agenda, e fez bonito com apresentações musicais de alguns integrantes no último sábado (18) às 16h, em meio a programação do maior evento cultural da capital paulista.
O CEU Inácio Monteiro, localizado na Zona Leste de São Paulo, que fez o convite e cedeu o espaço, teve em sua programação diversas atividades culturais e apresentações dividas entre 18 e 19 de maio.
Uma das apresentações foi de Melissa Santana (a Mel), ex-educanda e, atualmente, coordenadora do núcleo de articuladores da 6ª Turma do 1ª CENA. “Quero agradecer o CEU Inácio Monteiro e lembrar que esse show só é possível graças a uma iniciativa pública, que é a Virada Cultural de São Paulo. Na nossa cidade, e em todo o Brasil, nós artistas dependemos de políticas públicas para poder fazer arte. Nós temos algumas leis de incentivo, alguns editais”, ressalta.
Para Mel, muitos dos incentivos estão sendo extintos ou reduzidos pelos atuais governos. E destaca que é uma missão alertar que, sem esses incentivos, as possibilidades diminuem muito, sendo maiores prejudicados a população e, principalmente, as crianças, que perdem um importante aliado da educação, que é a cultura.
Adailton Santos, também ex-educando no projeto 1ª CENA, também agradece e destaca os desafios enfrentados no processo de apresentação. “É imensurável a minha alegria e gratidão por ter feito esse pocket show no sábado da virada. Inúmeros desafios e medos foram vencidos para conseguir subir naquele palco e não poderia estar mais feliz por ter dividido ele com a linda da Melissa Santana e da Bruna Soares. Obrigado a @usinadosatos pelo convite e ao @ceuinaciomonteiro pela hospitalidade. E que venham outros shows para que possamos cada vez mais fazer mais arte nesse país”, salienta.
Atualmente Adailton também é membro da Cia Corpos Outros, criada através do Projeto Clube de Atividade do Instituto Usina dos Atos.
A apresentação também contou com a participação de Bruna Soares, convidada por Mel e Adailton para compor os números musicais no Violão.
Durante a programação do CEU Inácio Monteiro, na da Virada Cultural 2019, também rolou apresentações de Hip Hop, com o Freestyle Group, 7 por 7 Satnd-up Comedy, Aula de Boxe, Zumba e batalha de rimas.