Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura abrem edital para OSCs

Por Gislaine Vollet
25.08.2020

 

O Ministério do Turismo (Mtur) e a Secretaria Especial da Cultura (Secult) assinaram na última quarta-feira, dia 19/08, o edital Nº 001/12020.

O Edital visa a seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) interessada em celebrar termo de colaboração, para execução da Programação Cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles - BDB, por ocasião da reabertura do prédio ao público para a celebração dos 50 anos da biblioteca.

A BDB tem por missão ser uma Biblioteca de experimentação e vivência de novos paradigmas de Acervo Público, de normatização e difusão de boas práticas, buscando sempre ser vanguarda, sendo instrumento importante para promover a democratização do acesso à leitura, a formação de novos leitores, a promoção da literatura brasileira e, ainda, contribuindo para a formação de novos profissionais de biblioteconomia, para todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

A programação cultural, com o objetivo de celebrar a reabertura do espaço ao público e o seu cinquentenário, vai ao encontro da missão da BDB, demonstrando às demais instituições que são vinculadas ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, diferentes meios de parcerias a serem executadas, como o presente termo de colaboração. 

O termo envolve a execução de uma agenda cultural a ser promovida no local por um período de 15 meses. Poderão participar deste Edital as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sendo elas:

- as Entidades privadas sem fins lucrativos (associação e fundação);

- as Sociedades Cooperativas;

- as Organizações Religiosas.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: espetáculos de dança, teatro, música e exposições; atividades pedagógicas, como ações literárias, oficinas e cursos; e atividades de promoção da economia criativa e do empreendedorismo cultural, como oficinas de empreendedorismo, fotografia, artesanato, games e aplicativos.

Para saber mais sobre o edital CLIQUE AQUI.

As atividades desenvolvidas no âmbito da colaboração serão transmitidas ao vivo e ficarão disponíveis nas redes sociais e plataformas digitais da Biblioteca Demonstrativa do Brasil.

 

Fontes: Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura

 


Gislaine Vollet

Por Gislaine Vollet

Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!