Em 17 de novembro o Coletivo Usina dos Atos lançou o projeto Biblioteca Digital, ação que compõe o programa Clube de Atividades. Trata-se de um espaço digital democrático que têm como pilar, em sua curadoria, dar visibilidade a conteúdos produzidos nas e pelas periferias. O objetivo, neste primeiro momento, é garantir visibilidade a todes que queiram ocupar este espaço virtual com seus trabalhos e criações. Em paralelo e gradualmente, o coletivo pretende fazer da Biblioteca Digital um espaço de economia solidária onde seja possível, aos poucos, remunerar autores (as) e artistas por suas produções nas bordas da cidade, criando um sistema de reconhecimento e retorno financeiro. 

 

O coletivo pretende ainda, realizar campanhas e ações de incentivo nas redes sociais, articular parcerias com Escolas, espaços culturais, bibliotecas públicas, cursinhos populares e coletividades, para tornar a plataforma conhecida, seja para que autores, artistas e produtores periféricos conheçam e ocupem este espaço digital ou mesmo para ampliar o acesso ao acervo por parte do público em geral.

Para além do objetivo principal de fomentar e dar visibilidade à produção periférica, a Biblioteca Digital trará ainda em seu acervo, obras, literaturas, materiais e textos acadêmicos que dialoguem com as problemáticas sociais do Brasil através de diferentes formatos:  livros, podcasts e audiolivros. A Biblioteca Digital terá ainda, por seu acervo diverso – do clássico  ao atual - um papel fundamental para estudantes de cursinhos populares, escolas públicas e até pesquisadores em geral, seja para acessar uma obra de vestibular, para a construção de um trabalho acadêmico e até para produção de um trabalho artístico no teatro, no audiovisual ou em outra área artística, que demande uma pesquisa teórica sobre temas específicos. 

Todo o cuidado e critério com o tipo de acervo da Biblioteca Digital, traz consigo o desejo do coletivo Usina dos Atos de criar identificação entre o público e as temáticas do acervo, entre o público e o autor (a) ou artista criador, procurando aproximar as vivências em determinados territórios ou questões sociais que compartilham. Essa identificação pode ter um papel fundamental no incentivo ao hábito da leitura, além de fomentar a escrita e a produção cultural, especialmente entre os jovens. 

 

PRODUÇÕES INDEPENDENTES E PERIFÉRICAS VALORIZADAS!

A Biblioteca Digital quer dar visibilidade à produção periférica. Se você tem um conjunto de poesias, uma produção literária, um podcast que fale da sua quebrada ou para sua quebrada, compartilhe conosco. Aqui não importa se sua obra foi publicada ou não por uma editora, o importante é o conteúdo, a relevância para a formação de leitoras e leitores, o desenvolvimento do pensamento crítico e a fruição do conhecimento.

Preencha o formulário abaixo e compartilhe conosco suas ideias e criações!

 

 

QUER SER PACEIRO DO CLUBE DE ATIVIDADES?

Se você faz parte de uma escola, coletividade, espaço cultural ou associação, saiba que o Usina dos Atos, através do Clube de Atividades, busca firmar parcerias com estes atores políticos, objetivando difundir a adesão à Biblioteca Digital. O Usina disponibilizará cartões de acesso exclusivos para os parceiros, além de criar campanhas de incentivo à leitura, que podem conferir à instituição parceira, o selo de “Amigo da leitura”. 

 

 

 

Se interessou? Entre em contato através do e-mail vanessa@usinadosatos.org.br e aguarde nossas orientações.  

 

ACESSO À PLATAFORMA

O usuário terá acesso livre, GRATUITO e poderá personalizar seu perfil de acordo com suas preferências. Para acessar a plataforma, o usuário precisará ter acesso à internet – sobre isto, o coletivo Usina dos Atos, compreende que a internet ainda não chegou para todos e todas, especialmente nas periferias da nossa cidade e sabe que este ainda é um grande desafio. No entanto, entende que é importante criar espaços democráticos, gratuitos, físicos ou virtuais, voltados para as quebradas e gradualmente diminuir as distâncias e barreiras existentes entre o centro e a periferia, entre a falta de acesso e infraestrutura, entre a oportunidade e o direito ao conhecimento e ao saber.

 

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E FAÇA SEU CADASTRO NA BIBLIOTECA DIGITAL

 

 

FINANCIAMENTO

O projeto está financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Proac Expresso, até dezembro de 2020. Após este período, o Coletivo pretende buscar parcerias e outras fontes de recurso para a manutenção da Biblioteca Digital.

 

 

Mais Ações

Incubadora Social

Este projeto tem por objetivo identificar iniciativas e grupos, dentro dos territórios, que tenham foco nas áreas da Educação, Cultura e Direitos Humanos.

Veja mais

Produtora Cultural

Criada em 2011, nossa produtora busca incentivar o trabalho autoral e independente, além de conectar diferentes agentes do território

Veja mais

Rede de Coletivos

Em 2019 iniciamos um processo de articulação de redes, para fortalecimento de iniciativas que possam contribuir para transformações sociais

Veja mais
Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!