As duas turmas do Projeto 1ª CENA puderam conferir, a convite do bailarino João Luiz, a única apresentação de “Dois Atos Sem Palavras”, que ocorreu no 18 de março, às 19h, no CRD (Centro de Referência de Dança). A educadora Manoela Silva conta que apesar de não ser uma Saída Programada do Projeto, portanto uma atividade sem presença obrigatória, boa parte dos educandos das duas turmas (CEU Cidade Dutra e CEU Inácio Monteiro) estavam presentes. Também acompanharam as turmas as Educadoras Mabel Coelho e Amanda Turano e o Coordenador do Projeto, Caio César.
A apresentação “Dois Atos Sem Palavras” trata de uma pesquisa coreográfica inspirada no texto do dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett, chamado “Ato sem Palavras”. Toda a produção cênica busca trazer à tona sensações inesperadas por meio de sentimentos como desolação, aprisionamento, solidão, incerteza, ilogicidade, incomunicabilidade, entre outros que juntos traduzem a ‘estética do absurdo’.
A obra visa demonstrar como é a sensação de estar perdido em um mundo caótico, às vezes sem sentido, às vezes sem direção, às vezes irracionais no culminar da configuração de uma realidade totalmente incongruente, contraditória, insensata, sem liberdade ou perspectiva.
Para a educadora Manoela, o feedback dos educandos foi bastante positivo quanto a atividade como um todo. “Ajudou o fato dos educandos do Cidade Dutra já conhecerem o João (do encontro no Conexão 1ª CENA) e os educandos da turma do Inácio Monteiro também foram bem receptivos, curiosos e procuraram o bailarino para um contato mais próximo após a apresentação”, finaliza.