Mostra de arte do MASP apresenta obras da artista brasileira Djanira da Motta e Silva


O MASP (Museu de Arte de São Paulo) está promovendo a primeira exposição dedicada à obra da artista plástica Djanira da Motta e Silva. A exposição da pintora modernista faz parte da mostra História das mulheres, histórias feministas, programada para 2019 pelo museu e ficará aberta até 19 de maio.

Intitulada Djanira: a memória de seu povo, a obra é composta por trabalhos produzidos entre 1940 e 1970. A artista retrata em suas obras as situações típicas do cotidiano brasileiro inspiradas em paisagens, cultura popular do nosso país, trabalhadores agrícolas, temáticas religiosas, afro-brasileiras e festas folclóricas.

Por causa do estilo simplório sua obra foi, por vezes, considerada como arte primitiva devido a não obedecer aos padrões de requintes pré-estabelecidos pelas classes elitizadas. Mas também, foi através de traços singelos que Djanira conseguiu exprimir em suas telas forte apelo às causas sociais e marginalização das minorias, além de uma forte influência de sua trajetória de vida. 

O acervo da artista tem como responsável a curadora Isabella Rjeille e o curador-adjunto de arte do MASP, Rodrigo Moura. A divulgação da obra de Djanira dividirá espaço com a artista, também modernista, Tarsila do Amaral e a arquitetura de Lina Bo Bardi.

As obras de Djanira estão expostas no 2º subsolo do MASP, das 10h às 19h30 às terças-feiras (Entrada gratuita) e de Quarta à Domingos das 10h ás 17h30 (R$40,00).

SERVIÇO:

Local: MASP (MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO)

Endereço: Avenida paulista, 1.578 – Próximo ao metrô Trianon-Masp

Ingresso: Terças (Entrada gratuita) – Quarta à domingo (R$40,00)

SOBRE DJANIRA:

Djanira da Motta e Silva nasceu em Avaré, São Paulo, no dia 20 de junho de 1914 e faleceu em 1979. Foi uma pintora, desenhista, ilustradora e cenógrafa brasileira. Sua primeira exposição aconteceu em 1942 no Salão Nacional de Belas Artes. Foi a primeira artista latino-americana a ser representada no Museu do Vaticano, com a obra "Sant’Ana de Pé". Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 31 de maio de 1979. (Fonte: https://www.ebiografia.com/djanira/)

SOBRE O MASP:

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. 

(Fonte: https://masp.org.br/sobre)

Link de pesquisa:

https://www.masp.org.br/imprensa/

https://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/exposicao/evento/djanira-a-memoria-de-deu-povo-masp-2019

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/exposicao-individual-de-djanira-da-motta-e-silva-chega-ao-masp/

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/03/mostra-atualiza-o-olhar-amoroso-de-djanira-sobre-a-cultura-popular-do-pais.shtml

Pesquise sobre o assunto desejado no Portal Usina dos Atos!