A ação, que é organizada pelo movimento Manifesta Arte em Rede, reúne artistas de diversas linguagens que doarão 80% do valor arrecadado para instituições que trabalham na linha de frente do combate ao coronavirus
Uma grande maratona de atividades artísticas acontece até a próxima quarta-feira (15). Trata-se de um Festival Virtual, que reunindo mais de 200 artistas em apresentações online. O evento é organizado pelo Manifesta Arte em Rede, e tem como objetivo, além de trazer cultura e arte para as pessoas que estão em casa, arrecadar fundos para instituições que atualmente lutam contra a pandemia do COVID-19, o coronavirus.
A ação reúne artistas de diversas linguagens como teatro, música, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais, cultura popular, contação de histórias, audiovisual, se revezando entre apresentações, lives, exposições, entrevistas, download de livros, vídeo-clipes, podcasts, oficinas de marionetes, de ballet criativo para crianças, e muito mais.
Além de todas essas atrações, a ação também conta com a consultoria jurídica da NANNINI & QUINTERO Advogados Associados que irá disponibilizar conteúdos técnicos atualizados sobre as Medidas Provisórias lançadas pelo Governo Federal.
Essa é a primeira ação da Manifesta Arte em Rede onde os artistas se apresentam no modelo pague quanto puder. Eles irão doar 80% do valor que receberem para instituições que atuam com quem está mais vulnerável durante a pandemia do COVID-19: pessoas em situação de rua, indígenas e famílias periféricas de baixa renda.
A ideia desta ação foi da produtora cultural, Luciana Gandelini, que uniu seus conhecimentos aos contatos com grupos de artistas, organizações parceira de trabalho para montar uma rede colaborativa. Todo o processo, organização e contatos foi feito através do whatsapp, falando com pessoas de vários segmentos. Desta forma foi definido o processo, as instituições e todo alinhamento para que a programação pudesse ir ao ar.
De acordo com Luciana, esta é uma ação que procura fazer uso da arte para atravessar esse momento de forma reflexiva e questionadora. Momento de estar junto da população e de toda a classe trabalhadora (independente do setor), pois é um momento que pede união.
A ação também visa sensibilizar a população para olhar para quem está mais vulnerável neste momento, por não ter os seus direitos básicos atendidos como moradia, saneamento básico inclusive o direito ao isolamento social, que hoje contempla apenas uma pequena parte da população. “O setor cultura foi fortemente impactado, mas entendemos que todos os setores foram. Por isso criamos essa rede colaborativa e queremos estar conectados a outras redes de apoio e fortalecimento. O coletivo tem força!”, ressalta.
Para ela, o intuito não é romantizar a quarentena, pois estar em casa durante uma pandemia é um direito básico que, em razão da precarização dos contratos de trabalho, tem contemplado uma ínfima parcela da sociedade. “Queremos fazer uso da voz de artistas para chamar atenção para o cuidado com quem está mais vulnerável nesse momento. E convocar a população para somar forças. Nos colocamos a disposição para nos manifestar artisticamente pressionando os governantes a atuarem rapidamente para salvar a população.”- complementa Luciana.
Organizações beneficiadas
Missão Belém (São Paulo) - Alvo de atendimento: pessoas em situação de rua, idosos, doentes e crianças em estado de vulnerabilidade social. Arsenal da Esperança (Mooca) - Casa de acolhida para pessoas que vivem em situação de rua, em busca de novas oportunidades de vida e trabalho. Abriga cerca de 1.200 pessoas.Pastoral de Rua (São Paulo) - Atualmente coordenada pelo Padre Júlio Lancelotti, ampara e trabalha com pessoas em situação de rua.
Anjos da Sopa (Santo André) - É uma organização voluntária que faz e leva cerca de 600 refeições por semana para pessoas em situação de rua das cidades do ABC, além de disponibilizar um espaço para retirada de alimentos não perecíveis e itens de higiene básica, produtos de limpeza e álcool em gel.
Terra Indígena Jaraguá - Alvo de atendimento: comunidade indígena guarani que vive na Reserva Indígena Jaraguá, que é composta por um grande índice de crianças e idosos com problemas respiratórios, baixa imunidade e possui pouca estrutura para prevenção. Um ambiente onde o contágio pode ser muito rápido. A aldeia não tem máscara, não tem álcool em gel e precisa de ajuda para se organizar, se estruturar para enfrentar a pandemia.
Unas Heliópolis: que atua com famílias de baixa renda de Heliópolis, impactando cerca de 10 mil pessoas diretamente por mês, por meio de 52 projetos sociais.
Manifesta Arte em Rede acontecerá nas plataformas criadas no Facebook, Instagram e Youtube. Acesse @manifestaarteemrede. Diariamente são compartilhadas as informações de programação.
Para colaborar acesse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/manifesta-arte-em-rede
Confira as próximas atrações do Festival Manifesta Arte e Rede
DOMINGO – 12/04
10h - XaMÃEnga e PAIaço - Canto de Fraldas - Youtube
10h30 - Cia Os Rouxinóis - Contação de Histórias - Youtube
11h - Diário de Bordo - Trupe DuNavô - Youtube
14h - Cavalo Marinho - Oficinas - Cia Mundu Rodá - Youtube
15h - Maria Maranhão - Contação de Histórias - Histórias de Penas - Youtube
17h - Espetáculo Esparrama pela Janela com comentários ao vivo do Grupo Esparrama - Youtube
19h - Outside - Thaísa Valadão - Aletheia Produções e Artes - Filme e Live de bate-papo - Youtube e Instagram
20h - Camerata Camará - Música Instrumental Brasileira - Youtube
SEGUNDA – 13/04
10h - XaMÃEnga e PAIaço - Canto de Fraldas - Youtube
11h - Diário de Bordo - Trupe DuNavô - Youtube
14h - Convite a um passeio teatral - Grupo Teatral Mata! - Youtube
15h - Palhaços Sem Fronteiras - Video de ações da Organização - Youtube
16h - Espetáculo Cebola - Clarín Cia de Dança - Youtube
17h - Francamente Ursa - Rainhas do Radiador - Youtube
19h - Comunicação e Produção Cultural em tempos de Isolamento Social - Luciana Gandelini - Live Instagram
20h - Camerata Camará - Música Instrumental Brasileira - Youtube
20h30 - Henrique Lima Cavalcanti, Henrique Trovador - Música Medieval em Violão Solo - Live Instagram
21h - Coletivo As Trapeiras - Maria em Quarentena - Live - Instagram
*Ao longo da programação do dia
Re.Flexos - dicas de como estar juntes em tempo de isolamento - Circo di SóLadies - Live Instagram
TERÇA – 14/04
10h - XaMÃEnga e PAIaço - Canto de Fraldas - Youtube
11h - Diário de Bordo - Trupe DuNavô - Youtube
14h - Malavolares - Bando GolíardXs - Youtube
15h - Live Temperada - Tempero da Carne - Julio Leão - Instagram
16h - Na Cía das marionetes e Cia tumateixa - Youtube
17h - Receitas Doquê - Bando GolíardXs - Youtube
18h - Teaser da ação relacional "Sobrevozes" - O Clube - Youtube
19h - Retirantes - Trupe Baião de 2 - Live com Ronaldo Aguiar - Diretor do espetáculo - Instagram
20h - Camerata Camará - Música Instrumental Brasileira - Youtube
21h - Henrique Trovador - Live Música Medieval em violão solo - Instagram
*Ao longo da programação do dia
Re.Flexos - dicas de como estar juntes em tempo de isolamento - Circo di SóLadies - Instagram
QUARTA – 15/04
10h - XaMÃEnga e PAIaço - Canto de Fraldas - Vídeos - Paródias sobre a maternidade - Duração 2 a 4 minutos
11h - Diário de Bordo - Trupe DuNavô - Vídeos curtos de 30 a 60 segundos
14h - Cia Os Rouxinóis - Contação de Histórias - Duração média 10 minutos
15h - Bando GoliardXs - Trabalho coletivo em tempos de isolamento social - Live Instagram
16h - Na Cía das Marionetes - Mapulu - Youtube
17h - A Tenda - Circo di SóLadies - Youtube
18h - Bate-papo com o Circo di SóLadies sobre o espetáculo A Tenda - Live Instagram
19h - Estréia do Documentário inédito - Circo Caravana na Fundação Casa (2019) - Caravana Tapioca - Duração: 10' (documentário) + 30' (bate-papo)
20h - Coletivo As Trapeiras - Violência contra a mulher na quarentena - Live: 60 minutos
21h - Por debaixo do tempero - Tempero da Carne - Julio Leão - Youtube
Integrantes da Manifesta Arte em Rede:
Trupe DuNavô, Circo di SóLadies, Laerte (Cartunista), Estudo de Cena, Sissy Eiko (artista visual), Grupo Esparrama, Rainhas do Radiador, Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, Tempero da Carne, Bando Goliardxs, Grupo Pandora de Teatro, Desembargadores do Furgão, Maestrina Ester Freire, O Clube, Clarín Cia de Dança, Companhia dos Solilóquios, In Totum Cultura Criativa, Luciana Gandelini (Produtora Cultural e Assessoria de Imprensa), Cia Mundu Rodá, Alício Amaral, Trupe Baião de 2, Paula Petreca (Projeto CO), Grupo Teatral Mata!, Grupo Zumb.boys, Camerata Camará, Canto de Fraldas, Guardanapos Poéticos, Diogo Noventa (cinema), Eduardo Izidoro - Waralls (Artista Plástico), Alexandro Marques - Aleatório (Letrista), Ana Pessoa (Literatura), Cromossomos, Circo do Asfalto, Thaísa Valadão - Aletheia Produções e Artes, Maria Maranhão (contação de histórias), Elaine A. Pereira (Doutora em Educação pela PUC-SP), Thiago Gouveia (Consultor Jurídico), Clarianas, Henrique Trovador, Thaís Krauss, Recicla Filmes,Caravana Tapioca, Jaime Pinheiro (artista plástico), Cia. Os Rouxinóis, Coletivo As Trapeiras, Na Cía das Marionetes e Cia Tumateixa
Artistas visuais produzindo conteúdos durante o período da ação (15 dias)
Laerte (Cartunista) - BOX
Jaime Pinheiro (Artista Plástico) - Nhô Lau
Sissy Eiko - NÓS distantes e unidos
Julio Leão - Tempero da Carne
Thaísa Valadão - Breves Encontros: Índia
Eduardo Izidoro - Waralls (Artista Plástico) - Formiga Sócio-Operária
Alexandro Marques - Aleatório (Letrista) - Escrita Vernacular - Tipografia Vernacular
Sobre o Manisfesta Arte em Rede
Manifesta Arte em Rede é uma rede de fortalecimento entre pessoas que trabalham no setor cultural, que tem como objetivo criar um espaço de diálogo e troca entre profissionais que atuam com linguagens diferentes. Uma rede de fortalecimento que ao se fortalecer, contribui para o fortalecimento de outras redes, de outras pessoas e se coloca junto à população diante deste novo cenário que se apresenta com a pandemia do COVID-19.
Facebook: https://www.facebook.com/manifestaarteemrede/
Instagram: https://www.instagram.com/manifestaarteemrede/?hl=pt-br
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCC4mbg1PC_8jYaul52TFn2w