O Programa Agentes de Governo Aberto é uma iniciativa da Secretaria de Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo (por meio da Supervisão para Assuntos de Governo Aberto) e da Controladoria Geral do Município que já capacitou mais de 32 mil pessoas em suas 5 edições.
O Programa foi premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público e reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). Foi ainda finalista na categoria Inovação em Serviços e Políticas Públicas pelo Premia Sampa.
Esta é a sexta edição do programa, que irá selecionar até 30 projetos de oficinas por ciclo em 7 categorias:
• Governo aberto
• Orçamento público e gestão municipal
• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
• Instrumentos de planejamento urbano
• Saúde e assistência social
• Estrutura e funcionamento estatal
• Governo aberto nas escolas (direcionada para o público de 10 a 17 anos)
Os Agentes de Governo Aberto selecionados receberão pagamento para realizar o planejamento e ministrar as oficinas on-line. As oficinas ocorrerão em dois ciclos: o primeiro no segundo semestre de 2021 e o segundo ciclo no ano de 2022 e serão realizadas mais de 900 horas de oficinas por ciclo.
O Programa tem como objetivo capacitar e engajar a sociedade civil no exercício da cidadania por meio da agenda de governo aberto, levando para todo o território da cidade de São Paulo as iniciativas de transparência, participação social, inovação e integridade.
Todos os anos, os processos participativos fortalecem o Programa Agentes de Governo Aberto, que já recebeu nas edições anteriores mais de 190 sugestões nas minutas de seus editais.
Acesse o site do Programa Agentes de Governo Aberto para mais informações sobre as 5 edições anteriores CLICANDO AQUI! Ou no portal SP 156.
Após a consulta pública online, será publicada a Devolutiva aqui mesmo pelo Participe+ e no site do Programa Agentes de Governo Aberto (link disponibilizado acima).
Os interessados poderão enviar contribuições para o Edital até o dia 09/05/2021.
Por Gislaine Vollet
Formada em Magistério. Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Ensino Lúdico e Gestão de Projetos Sociais. Tem ampla experiência nas áreas de formação.